Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2200
Title: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: uma abordagem pedagógica sobre os discursos e desafios do atendimento ao aluno do ensino fundamental – anos iniciais.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Silva, Dilnara Dayanne Santos da
Keywords: Aprendizagem
Dificuldades
Ensino fundamental
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: SILVA, Dilnara Dayanne Santos da. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: uma abordagem pedagógica sobre os discursos e desafios do atendimento ao aluno do ensino fundamental – anos iniciais. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico relacionado genética podendo ocorrer na infância e que afeta sua vida escolar e social. Assim a presente pesquisa trata-se de uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica, objetivou apresentar os discursos e desafios pedagógicos voltados para o atendimento ao aluno dos anos iniciais do ensino fundamental diagnosticado com TDAH. Deste modo, observou-se que o ensino fundamental é uma das etapas mais duradouras da educação básica, atendendo alunos entre 6 anos e 14. Verificou-se também que no Brasil não existe legislação especifica para esse transtorno, porém o AEE atende essas crianças auxiliando e desenvolvendo recursos pedagógicos que ajudem esses alunos. Assim, destacou-se as especificidades do TDAH sendo caracterizados por manifestações de impulsividade, desatenção e inquietude. Identificou-se atendimentos pedagógicos necessários ao aluno com TDAH, sendo que, a falta de atendimentos como: estratégias, atividades e práticas pedagógicas adequadas afeta o processo de ensino- aprendizagem da criança, sendo que ao decorrer desse processo o educador se depara com diferentes desafios que dificultam a aprendizagem dos educandos tais como: falta de informação sobre o transtorno, receio ao lidar com crianças diagnosticadas com TDAH, visto que, não se sentem qualificados. Mediante isso se faz necessário a intervenção pedagógica, escolar e familiar. Por fim os dados obtidos indicaram que o professor precisa buscar métodos e práticas pedagógicas que proporcionem ao aluno em fase escolar que apresente TDAH uma aprendizagem significativa, sendo que pode ocorrer desafios como: aceitação por parte da família, adaptação da escola com a criança com transtorno para ofertar estímulos e apoio, a buscar por informação por parte do educador e a insegurança durante esse processo tanto pelo corpo docente quanto pela família.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2200
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dilnara Dayanne Santos da Silva.pdf385.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.