Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2206
Title: A ludicidade na educação infantil: estudo do processo de interação social através da brincadeira.
Authors: Lima, Welton Dias de (Orientador)
Freitas, Gabriella Gomes de
Keywords: Educação infantil
Interação social
Ludicidade
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: FREITAS, Gabriella Gomes de. A ludicidade na educação infantil: estudo do processo de interação social através da brincadeira. Orientador: Welton Dias de Lima. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este artigo refere-se ao lúdico como contribuinte na interação social através das brincadeiras no período da Educação Infantil. Investigou-se a seguinte problemática: a preparação dos professores está adequada para usufruir da ludicidade como método no processo de ensino-aprendizagem? E cogitou a hipótese de que a ausência e o sucateamento da formação profissional, induz ao mediador o baixo rendimento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um estudo sobre a ludicidade no desenvolvimento infantil por meio da socialização. Os objetivos específicos buscam fazer um levantamento teórico através de uma revisão de literatura, analisar o lúdico da Educação Infantil dentro da perspectiva social segundo Vygotsky e apresentar a relação das ideias por meio da análise de dados. O trabalho de conclusão de curso trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, embasada em estudos preexististes com o apoio da teoria sociointeracionista de Vygotsky onde ele visa que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da socialidade. Os resultados são obtidos por meio dos conceitos de autores vinculados ao tema. Assim, notou-se que há um impasse na aplicação desse método pelos docentes, e que alguns professores não estão aptos a utilizar a ludicidade como ferramenta no ensino- aprendizagem.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2206
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriella Gomes de Freitas.pdf158.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.