Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2211
Title: A ludicidade no processo de educação inclusiva para educação infantil: a importância da utilização de jogos e brincadeiras.
Authors: Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Silva, Iolanda Alves da
Keywords: Ludicidade
Inclusão
Educação Infantil
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: SILVA, Iolanda Alves da. A ludicidade no processo de educação inclusiva para educação infantil: a importância da utilização de jogos e brincadeiras. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente estudo aborda o tema sobre a ludicidade no processo da educação inclusiva para a educação infantil, evidenciando a importância da utilização de jogos e brincadeiras. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é estudar a importância da ludicidade no processo da educação inclusiva para a educação infantil. A ludicidade desenvolve as potencialidades das crianças, dessa maneira ela se torna uma importante aliada do educador, no ambiente escolar, para trabalhar e possibilitar a inclusão de alunos, pois atividades lúdicas bem elaboradas e mediadas pelo docente podem trazer resultados benéficos, como, por exemplo: aquisição de autonomia, melhora no desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança. Ressalta-se que, quando se trata de educação inclusiva, é necessário que a escola possua um corpo docente preparado e qualificado e o ambiente escolar também precisa possuir espaços modificados, com adaptadores de mobilidade, para facilitar o convívio e o aluno ter um melhor desenvolvimento. Para o alcance dos objetivos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a fim de organizar uma revisão de literatura. O estudo permitiu conhecer diversas teorias e pensadores que estudaram acerca da temática e sobre a importância do lúdico para a formação social e para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos na fase infantil. Desta forma, são atividades que não podem ser dispensadas pelo docente da educação infantil. Cada jogo, brincadeira, manifestação realizada por uma criança representa uma ação prazerosa e significativa para o seu desenvolvimento cognitivo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2211
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Iolanda Alves da Silva.pdf196.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.