Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2218
Title: Obstáculos e dificuldades da alfabetização dos anos iniciais no ensino remoto: de que modo os pedagogos têm lidado, nessa nova realidade, com o uso de tecnologias para favorecer a interação entre os alunos.
Authors: Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Rodrigues, Kenia Mara Matos Viana
Keywords: Alfabetização
Ensino remoto
Anos iniciais
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: RODRIGUES, Kenia Mara Matos Viana. Obstáculos e dificuldades da alfabetização dos anos iniciais no ensino remoto: de que modo os pedagogos têm lidado, nessa nova realidade, com o uso de tecnologias para favorecer a interação entre os alunos. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente estudo tem por finalidade apresentar obstáculos e dificuldades do professor e do aluno no processo de aprendizagens durante o período de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental, o ensino remoto, com o uso das tecnologias. Com a criação de novos métodos de ensino-aprendizagem, reconhecendo os novos processos e métodos a serem apresentados aos alunos. Como base de estudo, foi feita uma revisão bibliográfica qualitativa, para se compreender, de fato, quais estratégias e metodologias precisavam ser tomadas em todo o processo de escolarização para que se chegasse às condições necessárias para a apropriação da alfabetização em um momento de pandemia. Também procurou evidenciar a especificidade de cada aluno junto a seus pais/responsáveis na utilização dos processos e das ferramentas tecnológicas, visto que não estavam preparados para tamanhas mudanças, uma vez que o ensino remoto, por meio dos recursos tecnológicos, foi utilizado de forma repentina e emergencial para dar continuidade ao processo de escolarização por meio dos recursos tecnológicos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2218
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kenia Mara Matos Viana Rodrigues.pdf189.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.