Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2230
Title: Tecnologia assistiva e acessibilidade digital no contexto educacional: no ensino fundamental I (anos iniciais) para deficientes no Brasil.
Authors: Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Silva, Letícia Isabel Alves da
Keywords: Inclusão escolar
Deficiente visual
Tecnologia assistiva
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: SILVA, Letícia Isabel Alves da Silva. Tecnologia assistiva e acessibilidade digital no contexto educacional: no ensino fundamental I (anos iniciais) para deficientes no Brasil. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A presente pesquisa aborda a temática sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares evidenciando a importância do uso da tecnologia assistiva e acessibilidade digital no contexto do ensino fundamental (anos iniciais), enfatizando suas possibilidades de sua aplicabilidade na prática do contexto educacional no Brasil. O estudo tem a finalidade de verificar se a inclusão desses alunos ocorre de maneira eficaz e se as práticas adotadas os auxiliam em seu desenvolvimento integral como indivíduos da sociedade, como ela os auxilia no processo de ensino aprendizagem, com base nesse assunto, adotou-se o método de pesquisa bibliográfica qualitativa para proceder-se do assunto em questão. Baseada nessa questão, conclui-se a importância desse artigo para o enriquecimento de conhecimentos em distintas áreas da educação, tecnologia assistiva, inclusão digital da pessoa com deficiência visual, atingindo, a comunidade escolar, pois a partir dela, houve a exposição da verdadeira educação inclusiva com eficiência para todos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2230
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Isabel Alves da Silva.pdf472.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.