Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorUrzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)-
dc.contributor.authorGomes, Stela Ramalho-
dc.date.accessioned2023-02-01T17:48:29Z-
dc.date.available2023-02-01T17:48:29Z-
dc.date.issued2023-01-20-
dc.identifier.citationGOMES, Stela Ramalho. Breves considerações sobre o processo de inserção da criança surda nas escolas. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2261-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA comunidade surda desde os primórdios representa uma população em situação minoritária, principalmente quando se volta para sua situação linguística e sua inclusão na educação. O presente artigo tem como objetivo geral estudar o processo de inserção da criança surda no ambiente educacional, e como objetivos específicos entender o processo histórico de inclusão educacional da criança surda; verificar os aspectos linguísticos relacionados à comunicação e aprendizagem da criança surda; e pesquisar o processo educacional bilíngue. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, concretizando a hipótese de que a criança surda passa por limitações no processo de inserção e ensino aprendizagem. Pode-se concluir que a criança surda necessita de uma intervenção precoce em seu processo de ensino e aprendizagem, classes inclusivas e interativas, tecnologia assistiva, recursos pedagógicos adaptados e profissionais capacitados para o ensino em Libras como primeira língua e português escrito como segunda língua.pt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.titleBreves considerações sobre o processo de inserção da criança surda nas escolas.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Stela Ramalho Gomes_parcial.pdf161.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.