Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2261
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Gomes, Stela Ramalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T17:48:29Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T17:48:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Stela Ramalho. Breves considerações sobre o processo de inserção da criança surda nas escolas. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2261 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A comunidade surda desde os primórdios representa uma população em situação minoritária, principalmente quando se volta para sua situação linguística e sua inclusão na educação. O presente artigo tem como objetivo geral estudar o processo de inserção da criança surda no ambiente educacional, e como objetivos específicos entender o processo histórico de inclusão educacional da criança surda; verificar os aspectos linguísticos relacionados à comunicação e aprendizagem da criança surda; e pesquisar o processo educacional bilíngue. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, concretizando a hipótese de que a criança surda passa por limitações no processo de inserção e ensino aprendizagem. Pode-se concluir que a criança surda necessita de uma intervenção precoce em seu processo de ensino e aprendizagem, classes inclusivas e interativas, tecnologia assistiva, recursos pedagógicos adaptados e profissionais capacitados para o ensino em Libras como primeira língua e português escrito como segunda língua. | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.title | Breves considerações sobre o processo de inserção da criança surda nas escolas. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Stela Ramalho Gomes_parcial.pdf | 161.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.