Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)-
dc.contributor.authorLeonardo, Stephane Monique de Sousa-
dc.date.accessioned2023-02-01T17:49:29Z-
dc.date.available2023-02-01T17:49:29Z-
dc.date.issued2023-01-20-
dc.identifier.citationLEONARDO, Stephane Monique de Sousa. Metodologia ativa na educação infantil: contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2263-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, sobre a metodologia ativa na Educação Infantil e contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança, partindo do pressuposto que é uma forma de oportunizar à criança aprendizagens de acordo com a realidade, que desenvolvem autonomia, responsabilidade, capacidades emocionais, cognitivas e sociais. O objetivo foi conhecer como a metodologia ativa na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, e para ser alcançado percorreu-se os seguintes objetivos específicos: conhecer as metodologias ativas aplicadas na Educação Infantil; discorrer sobre os benefícios da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na educação; e levantar os principais desafios na implementação de metodologias ativas de aprendizagem por projetos na Educação infantil. A partir da busca em bases de dados a partir do Google Acadêmico, aplicou-se os critérios de seleção do estudo, de nove artigos científicos indexados na internet, dos últimos cinco anos, publicados em língua portuguesa, que após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados e encaixados os dados em três categorias para leitura e registros dos dados: as metodologias ativas; benefícios da metodologia por projetos, e principais desafios na implementação na Educação Infantil. Os resultados apontaram que a metodologia ativa pode estimular as crianças na resolução de problemas, motivá-las e ajudá-las no desenvolvimento integral por meio da aprendizagem por projetos, por ser eficaz na Educação Infantil, sendo a mais utilizada. Para isso, há necessidade de formação continuada dos professores, a fim de que proporcione às crianças momentos mais desafiadores na busca do conhecimento.pt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.titleMetodologia ativa na educação infantil: contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Stephane Monique de Sousa Leonardo.pdf176.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.