Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2263
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Leonardo, Stephane Monique de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T17:49:29Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T17:49:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | LEONARDO, Stephane Monique de Sousa. Metodologia ativa na educação infantil: contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2263 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, sobre a metodologia ativa na Educação Infantil e contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança, partindo do pressuposto que é uma forma de oportunizar à criança aprendizagens de acordo com a realidade, que desenvolvem autonomia, responsabilidade, capacidades emocionais, cognitivas e sociais. O objetivo foi conhecer como a metodologia ativa na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, e para ser alcançado percorreu-se os seguintes objetivos específicos: conhecer as metodologias ativas aplicadas na Educação Infantil; discorrer sobre os benefícios da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na educação; e levantar os principais desafios na implementação de metodologias ativas de aprendizagem por projetos na Educação infantil. A partir da busca em bases de dados a partir do Google Acadêmico, aplicou-se os critérios de seleção do estudo, de nove artigos científicos indexados na internet, dos últimos cinco anos, publicados em língua portuguesa, que após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados e encaixados os dados em três categorias para leitura e registros dos dados: as metodologias ativas; benefícios da metodologia por projetos, e principais desafios na implementação na Educação Infantil. Os resultados apontaram que a metodologia ativa pode estimular as crianças na resolução de problemas, motivá-las e ajudá-las no desenvolvimento integral por meio da aprendizagem por projetos, por ser eficaz na Educação Infantil, sendo a mais utilizada. Para isso, há necessidade de formação continuada dos professores, a fim de que proporcione às crianças momentos mais desafiadores na busca do conhecimento. | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.title | Metodologia ativa na educação infantil: contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Stephane Monique de Sousa Leonardo.pdf | 176.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.