Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2329
Title: Síndrome de burnout em médicos durante a pandemia de COVID-19.
Authors: Russomano, Joel Paulo (Orientador)
Santo Neto, Ademar Pereira do Espírito
Keywords: Médico
Burnout
Pandemia
Issue Date: 14-Feb-2023
Citation: SANTO NETO, Ademar Pereira do Espírito. Síndrome de burnout em médicos durante a pandemia de COVID-19. Orientador: Joel Paulo Russomano. 2022. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo entender a relação entre a pandemia de COVID-19 e burnout em médicos, compreendendo suas causas, consequências e medidas de controle. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica da literatura utilizando a base de dados PUBMED e Acervo mais, foram considerados artigos redigidos em Inglês e Português, datados entre 2018 a 2021. Foram adotados, para consulta à base de dados, os seguintes descritores: “médico”, “burnout”, “pandemia” e “COVID-19”. A pesquisa teve sua coleta realizada em novembro de 2021 e, após a leitura do material, foi redigido o trabalho a fim de alcançar o objetivo elucidado. Diante dos aspectos relevantes vistos, é importante ressaltar o aumento da casuística de burnout em médicos na pandemia, que apresenta entre as causas principais a carga horária excessiva, a cobrança, a falta de recursos e a falta de informação atualizada. Isso gera consequências não apenas na saúde do médico, mas também na saúde de seus pacientes. Em virtude do exposto, esse estudo evidencia a necessidade de medidas de amenizar a problemática, cuidando da saúde psíquica do médico e aumentando os recursos da saúde.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2329
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ademar Pereira do Espírito Santo Neto_parcial.pdf157.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.