Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2349
Title: Uso da Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) no manejo de pacientes com COVID-19.
Authors: Parry, Denis Carvalho (Orientador)
Santos, Grégory Matheus Xavier dos
Oliveira, Yasmmin Linda de
Keywords: COVID-19
ECMO
SDRA humano
Issue Date: 15-Feb-2023
Citation: SANTOS, Grégory Matheus Xavier dos; OLIVEIRA, Yasmmin Linda de. Uso da Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) no manejo de pacientes com COVID-19. Orientador: Denis Carvalho Parry. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: OBJETIVOS: A presente revisão visa avaliar os benefícios do uso da oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) e fatores associados à sua eficácia em pacientes com COVID- 19 grave, utilizando-se da literatura já publicada. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados PubMed/MedLine e BVS, utilizando-se dos termos “ECMO”, “extracorporeal membrane oxygenation” e “COVID-19”. Foram incluídos estudos originais de 2019 a 2021 em inglês e português com níveis de evidência I e II, de acordo com Sackett et al. (1996). Dentre os fatores de exclusão estavam fuga ao tema, revisões do tipo metanálise e artigos que não eram open access. RESULTADOS: A busca revelou 330 artigos, porém apenas 19 cumpriram os requisitos pré-estabelecidos. Dentre as 4 revisões sistemáticas e 15 estudos de coorte, os resultados positivos da terapia com a ECMO foram associados ao início precoce da terapia em pacientes indicados ao uso da ECMO em casos de síndrome de desconforto respiratório agudo (SDRA) grave e a organização e qualificação dos centros de intervenção. CONCLUSÃO: A ECMO é eficaz no manejo da COVID-19 grave quando os pacientes apresentam SDRA com hipoxemia refratária às terapias ventilatórias convencionais e são tratados em centros qualificados com equipe e recursos especializados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2349
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Grégory Matheus Xavier dos Santos_Yasmmin Linda de Oliveira_parcial.pdf322.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.