Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2362
Title: A relação da espiritualidade e religiosidade no manejo e prognóstico de pacientes com depressão maior.
Authors: Veiga, Joel Paulo Russomanno (Orientador)
Gonçalves, Letícia Santana Ferreira
Souza, Thallita Rhellen Vilela de
Keywords: Depressão
Espiritualidade
Suicídio
Issue Date: 17-Feb-2023
Citation: GONÇALVES, Letícia Santana Ferreira; SOUZA, Thallita Rhellen Vilela de. A relação da espiritualidade e religiosidade no manejo e prognóstico de pacientes com depressão maior. Orientador: Joel Paulo Russomanno Veiga. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O objetivo desta revisão narrativa foi entender como a espiritualidade e a religiosidade (R/E) podem afetar o manejo e prognóstico dos pacientes com transtorno depressivo maior (TDM). Nos últimos anos têm crescido os estudos sobre a relação da R/E com as alterações cerebrais, como o aumento da espessura do córtex cerebral e as alterações nas ondas alfa cerebrais, o que gera um fator protetor. Mesmo que a religião represente uma fonte de conforto e esperança, pode se tornar um obstáculo ao tratamento, causando a piora nos sintomas e no prognóstico dos transtornos mentais. Diante disso, se revela a necessidade de trabalhar R/E, visando a integralidade na assistência à saúde, um princípio do SUS. Porém, muitos profissionais não sabem abordar a temática, pois não tiveram contato com o tema em sua formação acadêmica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2362
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Santana Ferreira Gonçalves_Thallita Rhellen Vilela de Souza_parcial.pdf207.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.