Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/240
Title: Indicadores assistenciais na odontologia hospitalar.
Authors: Carvalho, Claudia Cristiane Baiseredo de (Orientador)
Santos Junior, Carlos Monteiro
Keywords: Odontologia - hospitalar
Odontologia - indicador hospitalar
Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica - PAV
Issue Date: 1-Oct-2019
Citation: SANTOS JUNIOR, João Carlos Monteiro. Indicadores assistenciais na odontologia hospitalar. Orientador: Cláudia Cristiane Baiseredo Carvalho. 2019. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A odontologia atual encontra-se em contínuo avanço, e analisando as necessidades, a Odontologia Hospitalar visa à atenção mais ampla ao paciente internado. Uma prática que apesar de não ser recente, é ainda pouco conhecida e exercida no Brasil, a Odontologia Hospitalar abrange ações que vai além das proporções imaginadas pela população e até mesmo por outros profissionais da saúde. Hospitais brasileiros realizaram estudos que demonstraram a redução de até 5 dias de internação dos pacientes após a inclusão do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional quando os mesmos são submetidos a transplante de medula óssea. Reduziu em 50% a necessidade de morfina para controle da dor, e apresentou duas vezes menos a necessidade de alimentação parenteral. Além disso, diminui o risco de mucosite oral em até 13 vezes, que é uma complicação frequentemente observada em pacientes oncológicos. Existe uma grande necessidade da implementação da Odontologia hospitalar em todas unidades de tratamento intensivo devido aos seus diversos benefícios. O correto e cuidadoso planejamento associado ao conhecimento na Odontologia Hospitalar é imprescindível para o sucesso do tratamento dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/240
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João_Monteiro_0002617.pdf176.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.