Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2419
Title: Uso de tofacitinibe no tratamento da dor crônica de portadores de espondilite anquilosante e os impactos da medicação na qualidade de vida: revisão integrativa.
Authors: Carneiro, Lilian dos Anjos (Orientador)
Brito, Ana Gabriela Batista Pinheiro de
Silva, Lívia Regina Gonçalves e
Keywords: Artrite reumatoide
Espondilite
Issue Date: 23-Feb-2023
Citation: BRITO, Ana Gabriela Batista Pinheiro de; SILVA, Lívia Regina Gonçalves e. Uso de tofacitinibe no tratamento da dor crônica de portadores de espondilite anquilosante e os impactos da medicação na qualidade de vida: revisão integrativa. Orientador: Lilian dos Anjos Carneiro. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A espondilite anquilosante (EA) é uma doença que não tem cura e afeta as articulações do esqueleto axial, sendo caracterizada pela dor axial inflamatória. Nesse sentido é necessário compreender os efeitos imunológicos da doença e o tratamento da dor crônica utilizando a medicação Tofacitinibe. Dessa maneira, para que se tenha uma visão ampliada do tema, o objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sobre o uso do medicamento Tofacitinibe, sua eficácia para pacientes portadores de Espondilite Anquilosante e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de dados em enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library (SCIELO), realizada com o objetivo principal de reunir os principais trabalhos referentes ao uso do medicamento Tofacitinibe em pacientes portadores de espondilite anquilosante. Por meio da leitura detalhada de cada artigo, selecionamos 11 trabalhos. Em nível celular, o Tofacetibe inibe preferencialmente várias citocinas por meio das JAK ́s, exercendo assim seus efeitos anti- inflamatórios, sendo altamente pertinentes para o uso em artrite reumatoide. Pode-se verificar que a medicação Tofacitinibe é altamente seletivo para Janus Kinases e com pouca afinidade a outras quinases. Ele tem resultados maiores em inibir o JAK 3, mas ainda mantém efeito em JAK 2 e JAK 1, mesmo sendo 20-100 vezes menos. Portanto, seu uso em espondilite anquilosante é promissor em ensaios clínicos e podem em breve ser aprovados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2419
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Gabriela Batista Pinheiro de Brito_Livia Regina Gonçalves e Silva_parcial.pdf98.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.