Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2439
Título: Respostas das terapias com células CAR-T para leucemia linfocítica aguda recidivante/refratária na sobrevida global.
Autor(es): Dutra, Patrícia Werlang Schorn (Orientador)
Veiga, Henrique de Castro
Palavras-chave: Terapias CAR com Células T
Leucemia linfocítica aguda
Sobrevida
Data do documento: 24-Fev-2023
Citação: VEIGA, Henrique de Castro. Respostas das terapias com células CAR-T para leucemia linfocítica aguda recidivante/refratária na sobrevida global. Orientador: Patrícia Werlang Schorn Dutra. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: As terapias com células T de receptores de antígeno quiméricos (CAR-T) representam uma nova frente no tratamento da Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) Recidivante/Refratária, muito promissora quanto a capacidade de induzir remissão completa e aumentar a sobrevida global. O objetivo deste estudo é de compreender a efetividade dessa terapêutica na sobrevida global, conhecendo mais sobre a LLA e sobre as células CAR-T. Para tal, foram feitas pesquisas nas bases de dados da PubMed (MEDLINE), Cochrane Library e Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME/LILACS) sobre LLA e as células CAR-T, a partir das quais foi realizado um apanhado dos dados de sobrevida global dos pacientes com LLA tratados com células CAR-T. Esses dados foram plotados em duas tabelas para compreender os resultados finais da terapia e os efeitos adversos envolvidos, e então cruzados com os dados dos ensaios ELIANA e ENSIGN, usados para aprovação do Tisagenlecleucel – terapia com células CAR-T – no Brasil e em outros países. Os resultados da pesquisa indicaram que sete dos 13 estudos apresentaram resultados inferiores aos 76% de sobrevida global em um ano dos ensaios de comparação, três estudos acompanhar os pacientes por mais de um ano e apresentaram resultados maiores que 76%, um estudo apresentou resultados maiores que 76% em um ano devido ao baixo grau de comprometimento dos pacientes e dois estudos apresentaram resultados inferiores devido falecimento de pacientes ou curto tempo do acompanhamento. Com isso, foi possível definir a efetividade das células CAR-T contra a LLA e aumento de sobrevida caso seguidas certas condições.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2439
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique de Castro Veiga_parcial.pdf306.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.