Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2472
Title: O impacto da Endometriose na fertilidade feminina: uma revisão integrativa.
Authors: Freitas, Marta Alves de (Orientador)
Mendes, Helaine Freitas
Keywords: Endometriose
Fertilidade
Tratamento
Issue Date: 28-Feb-2023
Citation: MENDES, Helaine Freitas. O impacto da Endometriose na fertilidade feminina: uma revisão integrativa. Orientador: Marta Alves de Freitas. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A endometriose pode ser definida como uma doença ginecológica crônica, benigna, de natureza multifatorial e estrogênio-dependente, onde o tecido endometrial se prolifera fora da cavidade uterina. Este trabalho tem por objetivo entender o impacto da endometriose na fertilidade feminina, esclarecendo a importância e a efetividade do tratamento para essas mulheres em idade fértil. Metodologia: Esta é uma revisão integrativa com informações obtidas nas bases de dados PubMed e SciELO, e outras literaturas de base. Os descritores utilizados foram “endometriose”, “fertilidade” e “tratamento da endometriose”. Após a leitura de título e resumo, foram selecionados 20 artigos publicados entre 2006 e 2022, nos idiomas inglês e português. Resultados: Alguns autores reforçam que a prevalência de mulheres inférteis com endometriose seja de 20 a 50%, devido a diferentes mecanismos fisiológicos como as condições anatômicas que impactam negativamente na fertilização do óvulo, no transporte do zigoto dentro da tuba uterina e na implantação do embrião. O tratamento para a infertilidade de mulheres com endometriose é focado na hiperestimulação ovariana e Fertilização in vitro (FIV), sendo indicado a laparoscopia em pacientes com endometrioma, antes da realização da FIV. Conclusão: Esta revisão ratifica que a endometriose deve ser vista como um problema de saúde pública, com grande impacto na vida das mulheres. Com uma abordagem clínica adequada e a utilização correta dos métodos diagnósticos são essenciais para alcançar uma resposta terapêutica adequada permitindo à paciente uma boa qualidade de vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2472
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helaine Freitas Mendes_parcial.pdf96.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.