Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2476
Title: Benefícios do treinamento de resistência em crianças.
Authors: Dias, Letícia Oliveira (Orientador)
Matos, Luiz Guilherme Taveira de
Fogaça, Marcus Vinícius Tavares
Keywords: Treinamentos físicos
Crianças
Resistência insulínica
Issue Date: 28-Feb-2023
Citation: MATOS, Luiz Guilherme Taveira de; FOGAÇA, Marcus Vinícius Tavares. Benefícios do treinamento de resistência em crianças. Orientador: Letícia Oliveira Dias. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Ao longo do tempo, a prática de exercícios físicos vem sendo cada vez mais recomendada pelos profissionais de diversas áreas e por órgãos federais responsáveis. Na era do sedentarismo, com hábitos de vida voltados apenas para a tecnologia e mídias sociais, manter as crianças e adolescentes ativos em exercícios físicos e no desenvolvimento de habilidades motoras é um desafio. A introdução dos treinamentos de resistência em crianças é um assunto que ainda causa dúvidas nos pais e responsáveis, sendo levantadas questões sobre a segurança e a eficácia dos mesmos. Objetivos: Elucidar os benefícios dos treinamentos de resistência em crianças com resistência insulínica, hipertensão arterial e asma. Metodologia: Revisão literária, na qual foram utilizados os bancos de dados “Scientific Electronic Library (SciELO)”, “PubMed”, “Cochrane”, “UpToDate” e “Centers for Disease Control and Prevention (CDC)”. Os descritores aplicados foram: "resistance training”, “children”, insulin resistance”, “asthma”, “hypertension” and “pediatric”. Os critérios de inclusão foram estudos primários do tipo clínicos, revisões sistemáticas, metanálises e estudos observacionais entre os anos de 1998 e 2022, publicados nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram incluídos 24 artigos para a revisão. Resultados: Baseado na fisiologia da resistência insulínica, da hipertensão arterial e da asma, este artigo aborda sobre evidências dos benefícios dos treinos de resistência na diminuição dos sintomas e no mecanismo fisiopatológico das mesmas, com melhora da qualidade de vida dos pacientes. Conclusão: É evidente os benefícios dos treinamentos de resistência em crianças, mas devem ser aplicados sempre com auxílio profissional para evitar prejuízos às crianças.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2476
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Guilherme Taveira de Matos_ Marcus Vinícius Tavares Fogaça_parcial.pdf176.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.