Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2485
Title: Desafios no diagnóstico da síndrome de Silver Russell.
Authors: Lopes, Marlon Sousa (Orientador)
Camargo, Laire Alves Di Andrade (Coorientador)
Cavalcante, Gabriela Galiza Medeiros
Camargo, Hannah Sousa Di
Keywords: Síndrome de silver-russell
Diagnóstico
Transtornos cromossômicos
Issue Date: 10-Mar-2023
Citation: CAVALCANTE, Gabriela Galiza Medeiros; CAMARGO, Hannah Sousa Di. Desafios no diagnóstico da síndrome de Silver Russell. Orientador: Marlon Sousa Lopes. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Objetivo: analisar quais os principais desafios para o diagnóstico precoce da Síndrome de Silver- Russel. Metodologia: foram exploradas as bases de dados MEDLINE/PubMed, Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os critérios de inclusão consistiram meta-análises, revisões sistemáticas e estudos clínicos randomizados controlados nos idiomas português, inglês e espanhol; com ano de publicação entre 2014 e 2022. Resultados: a Síndrome de Silver-Russell é uma rara síndrome clínica caracterizada por baixo peso ao nascimento, baixa estatura pós-natal, características faciais típicas e assimetria corporal. É determinada por alterações epigenéticas em dois cromossomos diferentes. O diagnóstico requer o cumprimento de critérios clínicos específicos descritos no sistema de pontuação de Netchine-Harbison seguido pelo teste de confirmação molecular. O tratamento é sintomático e os principais objetivos terapêuticos são o suporte nutricional, a prevenção da hipoglicemia e a recuperação do déficit estatural. Conclusão: dentre as dificuldades no diagnóstico, encontra-se a falta de conhecimento sobre esta entidade no âmbito acadêmico e social e a variabilidade genotípica e fenotípica. A implementação de uma rotina na avaliação clínica do neonato, desde a sala de parto até o aparecimento das primeiras características físicas similares com a síndrome é imprescindível para o diagnóstico e tratamento precoces.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2485
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Galiza Medeiros Cavalcante_ Hannah Sousa Di Camargo_parcial.pdf203.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.