Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2489
Title: Oxigenoterapia como fator agravante da retinopatia da prematuridade.
Authors: Avancini, Renata Vasques Palheta (Orientador)
Ribas, Letícia de Araújo
Vasconcelos, Mariana dos Santos
Keywords: Retinopatia da prematuridade
Oxigenoterapia
Fatores de risco
Issue Date: 10-Mar-2023
Citation: RIBAS, Letícia de Araújo; VASCONCELOS, Mariana dos Santos. Oxigenoterapia como fator agravante da retinopatia da prematuridade. Orientador: Renata Vasques Palheta Avancini. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Introdução: A Retinopatia da Prematuridade é considerada uma das principais causas de cegueira evitável na infância. O objetivo deste trabalho é integrar estudos que destacam a importância de se reconhecer a oxigenoterapia como fator agravante da ROP, com ênfase na fisiopatologia e nos principais fatores de risco da doença. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas seguintes bases de dados: MEDLINE/PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Cochrane. Foram utilizados os seguintes descritores durante a busca: (Retinopathy of prematurity) AND (Risk Factors) AND (Oxygen). Critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2012 a 2022, nos idiomas inglês, português e espanhol. Optou-se por priorizar artigos de revisão, ensaios clínicos, revisões sistemáticas e metanálises. Critérios de exclusão: estudos não disponíveis na íntegra, indexados há mais de 10 anos, fora dos idiomas propostos, cujo título, resumo e/ou texto não se enquadram na questão norteadora do presente trabalho. Resultados: Foram encontrados 10 estudos de acordo com os critérios de elegibilidade e todos reconheceram a oxigenoterapia como fator agravante da ROP. O pior prognóstico da doença está atrelado às altas saturações de oxigênio, bem como ao maior período de exposição. Ademais, o aumento da prevalência de ROP configura-se como uma consequência inevitável da tentativa de aumentar a sobrevida neonatal com um suporte ventilatório satisfatório. Conclusão: Apesar de não haver consenso na literatura quanto às saturações máximas não deletérias à vasculogênese retiniana, confirmou-se a necessidade de reconhecer e considerar a oxigenoterapia como fator agravante da ROP tendo em vista que tal conhecimento implica na detecção precoce mediante adoção de medidas preventivas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2489
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia de Araújo Ribas_ Mariana dos Santos Vasconcelos.pdf536.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.