Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2490
Title: Apendicectomia laparotômica versus laparoscópica em pacientes pediátricos: o melhor método.
Authors: Cunha Junior, Acimar Gonçalves da (Orientador)
Andrade, Caio Almeida
Moura, Lorena de Sousa
Keywords: Apendicectomia procedimentos
Saúde da criança
Cirúrgicos operatórios
Issue Date: 13-Mar-2023
Citation: ANDRADE, Caio Almeida; MOURA, Lorena de Sousa. Apendicectomia laparotômica versus laparoscópica em pacientes pediátricos: o melhor método. Orientador: Acimar Gonçalves da Cunha Junior.18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Objetivos: Identificar o melhor método da apendicectomia para o paciente pediátrico e comparar as vantagens e desvantagens das vias laparoscópica e aberta. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de estudos longitudinais retrospectivos e prospectivos, incluindo estudos observacionais longitudinais retrospectivos e prospectivos, publicados entre os anos de 2001 e 2022. Foram avaliados o número de óbitos, o tempo do procedimento e da internação hospitalar, o valor e as complicações. Resultados: A apendicectomia mostrou redução significativa de infecção da ferida de 1,5% na laparoscopia em comparação a 5% na cirurgia aberta. Nos abscessos intra-abdominais obteve-se resultados similares, portanto não revelou nenhuma diferença significativa entre os dois métodos. O tempo de cirurgia videolaparoscópica foi em média 40 minutos, enquanto na cirurgia aberta foi de 45 minutos. A média de internação hospitalar foi de 3 dias na laparoscopia e 4,3 dias na laparotomia no caso de cirurgia simples. A taxa de mortalidade, analisada por um estudo realizado durante o período de 2008 a 2014, foi 57,1% menor na cirurgia laparoscópica quando comparada à laparotomia. As complicações da laparoscopia foram relacionadas às menores taxas em geral, incluindo menor risco de infecção e ruptura da cicatriz cirúrgica. Conclusão: A videolaparoscopia é um método em ascensão na cirurgia pediátrica, em relação ao número de procedimentos e nos avanços tecnológicos, mas ainda não há consenso acerca da sua indicação exclusiva para tratar apendicite aguda na saúde da criança.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2490
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caio Almeida Andrade_ Lorena de Sousa Moura_parcial.pdf114.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.