Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2524
Title: Relato de caso: linfoma cardíaco primário em cão.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Oliveira, Ana Paula Moraes de
Keywords: Efusão pericárdica
Tamponamento cardíaco
Neoplasia
Issue Date: 15-Mar-2023
Citation: OLIVEIRA, Ana Paula Moraes de. Relato de caso: linfoma cardíaco primário em cão. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Linfoma é a neoplasia hematopoiética mais comum em cães, é caracterizado pela proliferação de células linfoides, originadas a partir de órgãos e tecidos sólidos. Pode se desenvolver em qualquer órgão, porém o linfoma cardíaco primário é considerado raro na rotina clínico veterinária. O diagnóstico ocorre quando possui apenas comprometimento cardíaco e/ou pericárdico, sem acometimento de linfonodos periféricos ou outros órgãos. Este trabalho relata um caso de linfoma cardíaco primário em um cão com presença de efusão pericárdica crônica e ICD secundária. A realização de uma boa anamnese, exames complementares e um diagnóstico precoce é fundamental para o paciente, pois, é de extrema importância incluir essa neoplasia na lista de diagnósticos diferenciais de doenças que acometem o sistema cardiovascular.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2524
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Moraes de Oliveira.pdf573.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.