Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2531
Title: O efeito da mudança climática na fisiologia da reprodução na vaca zebuína criada no sistema extensivo no Brasil.
Authors: Freitas, Mariane Leão (Orientador)
Trindade, Eduarda Rodrigues
Keywords: Hipófise anterior
Ciclo estral
Homeostase
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: TRINDADE, Eduarda Rodrigues. O efeito da mudança climática na fisiologia da reprodução na vaca zebuína criada no sistema extensivo no Brasil. Orientador: Mariane Leão Freitas. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O agronegócio impulsiona a economia do Brasil e a bovinocultura é um dos segmentos importantes que contribuem para isso, e os efeitos climáticos que estão ocorrendo trazem altos índices de calor afetando os animais, pois o seu desempenho está diretamente relacionado ao meio que vive, consequentemente o nível de produção no sistema extensivo se mostra alterado de acordo com as condições ambientais, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar as diversas mudanças na fisiologia da reprodução da vaca para garantir a homeotermia, foram obtidas algumas alterações como no eixo-hipotalâmico-hipofisário-gonadal, devido a ação inibitória do CRH no GnRH levando uma queda de FSH e LH, também o baixo nível de estradiol no proestro causando menor tempo de cio gerando um número reduzido de montas, a qualidade inferior dos oócitos, o desenvolvimento folicular alterado, os desafios para sobrevivência do embrião devido às condições nutricionais e a sua baixa termorresistência, e a correlação das mudanças climáticas no escore de condição corporal do animal. Portanto, é necessário a implementação de estratégias para amenizar o estresse térmico ocasionado pelas altas ondas de calor na vaca, para que não haja uma queda na produção animal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2531
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduarda Rodrigues Trindade.pdf612.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.