Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2533
Title: Cisticercose bovina: desafios e soluções da cisticercose bovina e a importância da inspeção sanitária para diagnóstico e controle da doença.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Rolindo, Giovanna Barcelos
Keywords: Saúde pública
Prevalência
Zoonose
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: ROLINDO, Giovanna Barcelos. Cisticercose bovina: desafios e soluções da cisticercose bovina e a importância da inspeção sanitária para diagnóstico e controle da doença. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: No Brasil, a exportação de produtos cárneos bovinos tem se destacado, ganhando uma grande importância no agronegócio brasileiro, portanto, a origem e a qualidade dos produtos devem ser assegurados. A cisticercose bovina constitui o estágio larval Taenia Saginata, sendo parte do complexo teníase-cisticercose, em que o homem é o hospedeiro definitivo e os bovinos hospedeiros intermediários deste parasita. A predominância desta zoonose em estabelecimentos de abate é responsável por consideráveis perdas econômicas para o país devido aos tratamentos condicionais, condenações de carcaças e abates clandestinos, que repercutem negativamente causando danos à economia, saúde pública e animal. Um dos métodos de controle para essas enfermidades é a realização de exame post-mortem na inspeção, além de exames auxiliares como análises macroscópicas, técnicas sorológicas e histopatológicas. Com isso, este trabalho tem como propósito demonstrar os desafios provenientes da doença cisticercose bovina e apresentar soluções que tem o intuito de melhorar a qualidade dos produtos, saneamento básico e de criação de animais; demonstrando assim a importância da inspeção sanitária para o diagnóstico e controle da doença.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2533
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovanna Barcelos Rolindo.pdf3.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.