Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2559
Title: Exercício físico e câncer de mama: uma breve revisão.
Authors: Sousa, Arilson Fernandes Mendonça de (Orientador)
Gonçalves, Andréia de Oliveira
Keywords: Câncer de mama
Atividade físicas
Exercício físico
Issue Date: 21-Mar-2023
Citation: GONÇALVES, Andréia de Oliveira.Exercício físico e câncer de mama: uma breve revisão. Orientador: Arilson Fernandes Mendonça de Sousa. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O câncer de mama ocorre quando há alteração no material genético das células, fazendo com que elas cresçam e se multipliquem de maneira descontrolada, formando assim um tumor. Atualmente, o exercício físico tem se mostrado importante não somente na prevenção, mas também associado ao tratamento, à reabilitação e, como fator de proteção, diminuindo as probabilidades de recidiva e contribuindo para o aumento das chances de sobrevida e na qualidade de vida. Sendo assim, é fundamental oportunizar atividades que possam contribuir para a melhoria dos aspectos físicos e psicofisiológicos. É interessante que, exercícios de força sejam incluídos nos protocolos de treinamento de mulheres sob tratamento e recuperação do câncer de mama. Um exemplo de prática esportiva que tem mostrado efeitos positivos, é a prática do esporte de canoagem Dragon Boat, modalidade voltada para o fortalecimento físico e mental, a prática vem trazendo resultados bastante significativos para as mulheres no enfrentamento do câncer de mama.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2559
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andréia de Oliveira Gonçalves.pdf467.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.