Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2620
Title: Implementação do direito constitucional nas escolas: alcance da cidadania no ambiente escolar.
Authors: Nascimento, Risoleide de Souza (Orientador)
Araújo, Filipe Richard Barbosa
Keywords: Direito constitucional
BNCC
Grade curricular
Issue Date: 20-Jul-2023
Citation: ARAÚJO, Filipe Richard Barbosa. Implementação do direito constitucional nas escolas: alcance da cidadania no ambiente escolar. Orientador: Risoleide de Souza Nascimento. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: A educação e o ensino do direito constitucional é fundamental nas escolas, conforme previsto no art. 205 da Constituição Brasileira, enfatiza a preparação para o exercício da cidadania como um dos propósitos da educação. A instrução é vital para a sobrevivência da sociedade e para que os indivíduos conheçam seus direitos e deveres. Com uma metodologia de pesquisa exploratória, com base na análise de argumentos e reflexões sobre a importância da instrução para a sociedade e para a exigência dos direitos dos cidadãos. Embora o ensino de Direito Constitucional e outras disciplinas jurídicas ainda não façam parte do currículo das escolas brasileiras, existe uma proposta de lei desde 2015 que visa incluir essa disciplina na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental e médio. O objetivo é preparar os estudantes para o futuro, oferecendo uma educação mais abrangente, profunda e eficiente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2620
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Filipe Richard Barbosa Araújo_parcial.pdf413.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.