Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2638
Title: Uma abordagem sobre a efetividade dos direitos das pessoas com Síndrome de Down.
Authors: Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)
Gonçalves, Norma Suelly Nogueira
Keywords: Efetividade dos direitos
Síndrome de Down
Inclusão
Issue Date: 21-Jul-2023
Citation: GONÇALVES, Norma Suelly Nogueira. Uma abordagem sobre a efetividade dos direitos das pessoas com Síndrome de Down. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: Cuida-se de artigo científico voltado ao estudo do direito na seara constitucional, trazendo breves considerações sobre a efetividade dos direitos das pessoas com síndrome de Down. A síndrome de Down é uma condição genética que ocorre quando há uma cópia extra do cromossomo 21, resultando em características físicas distintas e, em alguns casos, limitações cognitivas. Devido a essas limitações, as pessoas com síndrome de Down muitas vezes precisam de apoio e assistência em várias áreas da vida, incluindo educação e cuidados de saúde. O problema de pesquisa paira no seguinte questionamento: De que forma o Distrito Federal promove a proteção dos direitos e garantias das pessoas com síndrome de Down? O trabalho tem como objetivo geral verificar a efetividade dos direitos das pessoas com Síndrome de Down. Os procedimentos metodológicos estão pautados em uma pesquisa essencialmente qualitativa de cunho bibliográfico, onde foram consultadas doutrinas, sites oficiais relacionados ao tema, além de jurisprudência. Como resultado infere-se que a responsabilidade do Estado em relação às pessoas com síndrome de Down envolve garantir os direitos e benefícios sem discriminação.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2638
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Norma Suelly Nogueira Gonçalves_parcial.pdf93.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.