Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2676
Title: O enfrentamento à violência doméstica contra a mulher em tempos de pandemia.
Authors: Chagas, Edilson Enedino das (Orientador)
Silva, Leilorrany da
Keywords: Violência doméstica
Mulher
Pandemia
Issue Date: 17-Jul-2023
Citation: SILVA, Leilorrany da. O enfrentamento à violência doméstica contra a mulher em tempos de pandemia. Orientador: Edilson Enedino das Chagas. 2023. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: Sabe-se que a pandemia da Covid-19 trouxe diversos desafios para o mundo, dentre eles está o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Neste sentido, muitos países precisaram estudar formas eficazes para o combate a esta violência, inclusive o Brasil. O presente trabalho buscou analisar as medidas adotadas para o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher em tempos de pandemia, tendo em vista o aumento dos casos decorrentes do isolamento social e a estrutura de proteção já existente. É de referir que a análise focou-se no contexto pandêmico no território brasileiro. Portanto, o TCC apresentou dados no que se refere ao preocupante aumento do número de casos de violência doméstica, as medidas utilizadas, assim como instrumentos jurídicos adotados e, também, as adversidades quanto ao combate à violência doméstica contra a mulher em tal contexto. Esta explanação foi feita mediante pesquisas bibliográficas, análise de documentos e coleta de dados. Uma das principais consequências da pandemia da Covid-19 foi o alarmante aumento de casos de violência doméstica contra as mulheres, tendo em vista que estas estavam 24 horas por dia junto a seus agressores, ficando, assim, ainda mais expostas e vulneráveis. Neste sentido, esta problemática trata-se de um assunto de saúde pública. Ante o exposto, concluiu-se que, embora o aumento do número de casos de violência doméstica contra as mulheres, a pandemia também oportunizou um maior enfrentamento da violência doméstica através de políticas públicas voltadas para este fim.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2676
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leilorrany da Silva.pdf686.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.