Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2677
Title: Perspectiva constitucional do direito fundamental à saúde e os desafios individuais e coletivos.
Authors: Coelho, Sérgio Murillo Miranda (Orientador)
Mariano, Lucas Durval Júnio Oliveira de Andrade
Keywords: Constituição Federal
Direitos sociais
Saúde
Issue Date: 17-Jul-2023
Citation: MARIANO, Lucas Durval Júnio Oliveira de Andrade. Perspectiva constitucional do direito fundamental à saúde e os desafios individuais e coletivos. Orientador: Sérgio Murillo Miranda Coelho. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: A Constituição da República Federativa do Brasil, é o norte jurídico com base na democracia e, através dela, os direitos e garantias fundamentais inerentes ao ser humano, são tutelados e assegurados por meio de leis, normas e princípios, buscando-se garantir o legitimo Estado de Direito. Através de sua história, o Brasil desde sua independência, já possuiu 7 (sete) constituições, (1824; 1891; 1934; 1937; 1967 e 1988). Seguindo o contexto histórico normativo, a saúde no Brasil, somente vem possuir status de direito social, após a redemocratização em 1988 com a constituição cidadã, a qual, assegurou a todos o direito de acesso, independentemente de sua condição social, a tutela do Estado para o ingresso na saúde pública. Ademais, a promoção de um sistema de saúde sólido e eficaz é peça fundamental para proporcionar ampla condição social a sua população, tendo em vista o estrito cumprimento do princípio da dignidade humana por parte do Estado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2677
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Durval Júnio Oliveira de Andrade Mariano.pdf409.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.