Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2686
Title: Natureza jurídica do acordo de não persecução penal: eficácia retroativa a casos pretéritos à sua vigência.
Authors: Aguiar, Antonio Róger Pereira de (Orientador)
Lima, Sarah Oliveira
Keywords: Acordo de não persecução penal
Natureza jurídica
Retroatividade
Issue Date: 18-Jul-2023
Citation: LIMA, Sarah Oliveira. Natureza jurídica do acordo de não persecução penal: eficácia retroativa a casos pretéritos à sua vigência. Orientador: Antonio Róger Pereira de Aguiar. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: A implementação da Lei 13.964/2019, conhecida como Pacote Anticrime, trouxe inúmeras modificações no cenário jurídico processual penal brasileiro, dentre elas o engendramento do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), negócio jurídico pré-processual despenalizador. Em linhas gerais, o ANPP consiste numa mitigação do princípio da obrigatoriedade que rege a ação penal pública estatal, tendo como principal finalidade a extinção da punibilidade e, consequentemente, a diminuição da deflagração da ação penal e efeitos extrapenais. O presente artigo, refere-se a uma análise, a partir de uma pesquisa dedutiva e bibliográfica, da natureza jurídica do instituto, à luz do princípio tempus regit actum em conformação com as regras de temporalidade da lei penal, para ao final concluir se o Acordo de não Persecução Penal incide ou não aos fatos ocorridos antes da entrada em vigor da Lei 13.964/2019.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2686
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarah Oliveira Lima.pdf183.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.