Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2687
Title: A inseminação artificial post mortem e os conflitos de interesse entre a parceira e os herdeiros.
Authors: Ribeiro, Rodrigo Costa (Orientador)
Pereira, Thalles Henrique da Silva
Keywords: Direito de sucessão
Herança
Inseminação artificial
Issue Date: 18-Jul-2023
Citation: PEREIRA, Thalles Henrique da Silva. A inseminação artificial post mortem e os conflitos de interesse entre a parceira e os herdeiros. Orientador: Rodrigo Costa Ribeiro. 2023. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: O tema da inseminação artificial post mortem e os conflitos de interesses entre cônjuge e herdeiros se refere ao uso de técnicas de reprodução assistida após a morte do marido, permitida no Brasil desde 2017. Essa prática gera controvérsias jurídicas e éticas, especialmente em relação à disputa de direitos entre o cônjuge sobrevivente e os herdeiros do falecido. O principal questionamento é se o direito do cônjuge sobrevivente à procriação assistida pós-morte deve prevalecer sobre o direito dos herdeiros à herança deixada pelo falecido. Existem divergências doutrinárias e jurisprudenciais sobre o assunto, e a decisão final dependerá do caso concreto e da interpretação das leis e normas aplicáveis. Entre os pontos de conflito estão a vontade presumida do falecido em relação à procriação pós-morte, a possibilidade de prejuízo aos herdeiros em relação à herança deixada e a questão da paternidade do futuro filho ou filha, que pode gerar questionamentos sobre a distribuição de bens e a relação de parentesco. É importante ressaltar a necessidade de uma abordagem ética e socialmente responsável em relação à inseminação artificial post mortem, considerando as implicações emocionais, legais e morais envolvidas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2687
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thalles Henrique da Silva Pereira.pdf370.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.