Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2689
Title: A violação ou não do princípio da proporcionalidade relativa à reincidência nos casos de condenação pelo porte de drogas para consumo pessoal.
Authors: Lima, João de Deus Alves de (Orientador)
Silva, Thayrini Quixadá Ney da
Keywords: Proporcionalidade
Reincidência
Porte de drogas
Issue Date: 18-Jul-2023
Citation: SILVA, Thayrini Quixadá Ney da. A violação ou não do princípio da proporcionalidade relativa à reincidência nos casos de condenação pelo porte de drogas para consumo pessoal. Orientador: João de Deus Alves de Lima. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a violação ou não do princípio da proporcionalidade relativa à reincidência nos casos de condenação pelo porte de drogas para consumo pessoal. Para alcançar esse objetivo, uma revisão bibliográfica é realizada para examinar os conceitos de proporcionalidade e reincidência, bem como a legislação e jurisprudência brasileiras referentes ao tema. Além disso, é conduzida uma análise empírica de decisões judiciais sobre o assunto. Os resultados demonstram que a atual legislação brasileira em relação ao porte de drogas para consumo pessoal viola o princípio da proporcionalidade em casos de reincidência. Isso sugere a necessidade de uma revisão das políticas públicas relacionadas a esse tema, a fim de garantir uma abordagem mais equilibrada e proporcional à punição de indivíduos reincidentes nesses casos específicos. Essa revisão pode contribuir para a promoção de um sistema de justiça mais justo e eficiente no contexto do porte de drogas para consumo pessoal no Brasil.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2689
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thayrini Quixadá Ney da Silva.pdf173.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.