Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2692
Title: Depressão na infância: sinais, sintomas e abordagem diagnóstica.
Authors: Machado, Eduardo Faria Abrahão (Orientador)
Duarte, Carolina Calandrine
Santos, Geovanna Godinho
Keywords: Depressão
Sintomas
Diagnóstico
Issue Date: 22-Aug-2023
Citation: DUARTE, Carolina Calandrine; SANTOS, Geovanna Godinho. Depressão na infância: sinais, sintomas e abordagem diagnóstica. Orientador: Eduarda Faria Abrahão Machado. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O transtorno depressivo é um transtorno afetivo, caracterizado principalmente por apresentar humor deprimido e/ou perda de prazer nas atividades cotidianas. Afeta diversas faixas etárias, de múltiplas formas e diferentes intensidades. Esse transtorno se faz cada vez mais frequente na infância e, se não tratado, pode perdurar por toda vida, podendo trazer graves consequências, como ideações suicidas e efetivação do suicídio. Mostra-se, portanto, afecção grave. Assim, é de extrema importância que os sintomas sejam precocemente identificados e tratados. A falta de diagnóstico e tratamento corretos aumenta o sofrimento da criança e prejudica a capacidade de elaboração mental que ainda está em desenvolvimento. Desse modo, objetivou-se por meio dessa revisão bibliográfica contribuir teoricamente com o tema, a fim de ampliar o conhecimento a respeito do assunto. Foram abordados os aspectos gerais da depressão infantil, a sintomatologia mais frequente a cada faixa etária, as diferenças da depressão no adulto, além dos fatores de risco, as diferentes ferramentas diagnósticas e a imprescindibilidade do diagnóstico precoce. A literatura e o levantamento bibliográficos ponderam que, quando não diagnosticada e tratada, a depressão infantil pode causar danos no desenvolvimento das crianças que se perpetuarão por toda vida. Diante disso, o conhecimento sobre o tema por parte dos profissionais de saúde, cuidadores, educadores e familiares deve ser mais difundido para que o diagnóstico e tratamento sejam feitos de forma rápida e não sejam causados danos aos pacientes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2692
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Calandrine Duarte _ Geovana Godinho Santos_parcial.pdf146.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.