Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2696
Title: Doença do refluxo gastroesofágico: condutas para pacientes refratários ao tratamento clínico.
Authors: Lira, Danielle Fernanda Mota (Orientador)
Coelho, Luciano Ribeiro
Gomes, Matheus Henrique Garcia
Keywords: Doença do refluxo gastroesofágico
Inibidores de bombas de prótons
Efeitos colaterais dos inibidores de bomba de prótons
Issue Date: 22-Aug-2023
Citation: COELHO, Luciano Ribeiro; GOMES, Matheus Henrique Garcia. Doença do refluxo gastroesofágico: condutas para pacientes refratários ao tratamento clínico. Orientador: Danielle Fernanda Mota Lira. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das desordens dispépticas mais manejadas por gastroenterologistas e médicos do nível de atenção primária. A prevalência da DRGE tem aumentado nos últimos anos, principalmente na América do Norte, Leste Asiático e Brasil. O advento dos inibidores de bomba de prótons (IBPs) permitiu que esta classe farmacológica se tornasse a principal estratégia terapêutica para a DRGE nas ultimas três décadas. Entretanto, muitos médicos e pacientes estão começando a se preocupar com possíveis efeitos colaterais destas drogas. Além disso, a principal técnica cirúrgica para o manejo da DRGE, a fundoplicatura, está sendo utilizada cada vez menos, enquanto outras modalidades não farmacológicas estão em alta. Desta maneira, esta revisão de literatura busca abordar quais são algumas das principais opções para o manejo não farmacológico de pacientes com a DRGE, principalmente em pacientes refratários ao tratamento farmacológico, os quais possuem perspectiva de uso prolongado dos IBPs os quais podem se beneficiar de técnicas cirúrgicas e endoscópicas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2696
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciano Ribeiro Coelho _Matheus Henrique Garcia Gomes.pdf235.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.