Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2698
Title: Perfil do Optomap, retinografia de campo amplo na avaliação retiniana.
Authors: Sobral, Adriana (Orientador)
Sousa, Luiz Eduardo Oliveira de
Keywords: Diagnóstico
Técnicas de retina
Retina
Issue Date: 23-Aug-2023
Citation: SOUSA, Luiz Eduardo Oliveira de. Perfil do Optomap, retinografia de campo amplo na avaliação retiniana. Orientador: Adriana Sobral. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Demonstrar se o Optomap é melhor para avaliar a retina e a periferia retiniana de pacientes comparados aos demais métodos publicados na literatura. Métodos: Foram incluídos na pesquisa estudos publicados sobre Optomap e demais métodos onde pudessem ser demonstradas as limitações e vantagens do Optomap. na base de dados Pubmed dos últimos 22 anos. (2000- 2022) Resultados: Foram identificados 353, e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 9 estudos, que representaram melhor a comparação do Optomap com os demais métodos. Conclusão: Os estudos selecionados sugerem que as limitações do método estão no seu alto custo e na avaliação de quadrantes superiores e inferiores. Entre as vantagens do método estão a rapidez do exame, não necessitar de dilatação de pupila, ser possível fazer rastreamento retiniano de grande número de pessoas, e identificação de lesões periféricas assintomáticas. Pode ser que nos próximos anos se esse método se torne o padrão ouro tão logo o custo operacional caia e ele se multiplique pelos serviços de saúde ocular.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2698
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Eduardo Oliveira de Sousa_parcial.pdf130.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.