Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/277
Title: Agravos relacionados a amputações decorrente do diabetes mellitus.
Authors: Pires, Gabriela da Silva (Orientador)
Oliveira, Diemi Damaceno de
Sales, Thaísla Cristina Soares
Keywords: Diabetes mellitus
Amputação - órgãos
Enfermagem - fator de risco
Issue Date: 15-Jan-2020
Citation: OLIVEIRA, Diemi Damaceno de; SALES, Thaísla Cristina Soares. Agravos relacionados a amputações decorrente do diabetes mellitus. Orientador: Gabriela Da Silva Pires. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: As amputações no pé diabético ocorrem devido a vários fatores que são agravados em decorrência do Diabetes Mellitus, relacionado a diabetes não controlada, doenças crônicas não transmissíveis, estilo de vida e fator sociodemográfico, entre elas estão a nefropatia, retinopatia, neuropatia, pé diabético, doenças cerebrovasculares, doenças arteriais coronarianas e obstruções periféricas, isquemia, úlceras, vasculopatia diabética, tabagismo, etilismo, hipertensão arterial sistêmica, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, infecção, sexo masculino, dislipidemia e idade avançada. Esses fatores relacionados podem aumentar o processo de amputações em membros inferiores, tendo uma baixa qualidades de vida e psicossosial do paciente. Portanto para melhor compreensão decidiu-se por uma pesquisa que aborde os agravos que podem contribuir para as ocorrências de amputações em pé diabético. Pensando nisso optou-se pelo tema: “ Agravos Relacionados a Amputação Decorrente do Diabetes Mellitus?”. Para isto utilizou-se como metodologia uma revisão integrativa, com abordagem descritiva, através das bases de dados: LILACS e SCIELO. Obteve-se como resultados, diabete não controlada, doenças crônicas não transmissíveis, estilo de vida e fator sociodemográfico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/277
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diemi Damaceno_0002797_Thaísla Sales_0002540_parcial.pdf123.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.