Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/297
Title: A ação do enfermeiro em pacientes com transtornos alimentares.
Authors: Brito, Virginia Rozendo (Orientador)
Oliveira, Mayra de Paulo Flores de
Menezes, Raquel Magalhães de
Keywords: Enfermagem - transtorno alimentar
Bulimia
Anorexia
Issue Date: 16-Jan-2020
Citation: OLIVEIRA, Mayra de Paulo Flores; MENEZES, Raquel Magalhães de. A ação do enfermeiro em pacientes com transtornos alimentares. Orientador: Virgínia Rozendo Brito. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Introdução: A alimentação é uma das funções humanas básicas, que é considerada uma atividade corporal elementar e simbolizada. O alimento deixou de ser algo essencial para o nosso metabolismo, e passou a ser um dos personagens principais para uma boa saúde. No entanto, quando o ato de se alimentar foge dos parâmetros ideais ou adequados, configurando um transtorno alimentar, evidencia algum desequilíbrio fisiológico ou mental, muitas vezes difícil de ser percebido ou identificado. A sociedade tem um papel cultural significativo e variado para cada indivíduo e, por vezes, as pessoas têm dificuldade em aceitar sua aparência, assim os tornando alvos fáceis para surgimento ou desenvolvimento de distúrbios alimentares. Os principais tipos de Transtorno Alimentar são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa, e ambos têm como características comuns: uma intensa preocupação como o peso e o medo excessivo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal, e a auto avaliação baseada no peso e na forma física O tratamento desses T.A (transtorno alimentar), apresenta um grande desafio aos profissionais de saúde, exigindo muita dedicação diante das intervenções e tratamento, onde o melhor prognóstico se dá em razão a um diagnóstico precoce, assim dando o devido tratamento, que é realizado por uma equipe multidisciplinar. especializada, que busque o atendimento integral dos pacientes, a fim de desenvolver estratégias eficazes de tratamento. Objetivo: deste estudo foi identificar as ações de enfermagem nos transtornos alimentares Anorexia e Bulimia. Métodos: As informações obtidas foram coletadas nas bases de dados LILACS, SCIELO e PUBMED, considerando publicações de 2011 a 2019. Resultados: Este estudo foi construído a partir de artigos em português e inglês sendo que neste idioma não houve nenhum estudo que respondesse à questão norteadora. Os dados foram organizados em quadro sinóptico, e os resultados foram apresentados através de 6 artigos em quadros e tabelas dos quais falam que a principal ação do enfermeiro em pacientes com transtornos alimentares é o cuidado e atenção ao cliente, envolvendo também sua familia para o melhor tratamento do transtorno. Conclusão: Conclui-se que o profissional de enfermagem com o perfil de educador e cuidador, é um elemento de grande importância no trabalho da equipe multidisciplinar que atende a pacientes com anorexia e bulimia nervosa, uma vez que tenta buscar estratégias que favoreçam a recuperação do paciente de sua família.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/297
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel Magalhães_0002215_Mayra Oliveira_0003323_parcial.pdf127.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.