Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/314
Title: Ações de enfermagem no acompanhamento de pacientes com transtorno de espectro autista.
Authors: Reis, Michelle Cristina Guerreiro dos (Orientador)
Anjos, Maria de Fátima Silva dos
Keywords: Autista - cuidado
Autismo infantil
Enfermeiro - cuidado
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: ANJOS, Maria de Fátima Silva dos. Ações de enfermagem no acompanhamento de pacientes com transtorno de espectro autista. Orientador: Michelle Cristina Guerreiro dos Rei. 2019. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Transtorno de Espectro Autista (TEA) são transtornos que compartilham déficits significativos na interação social como sua principal característica definidora. Trata-se de uma revisão da literatura, com o objetivo de mostrar ações que podem ser desenvolvidas pelo profissional de Enfermagem no acompanhamento e reabilitação de pacientes com TEA. O Enfermeiro tem contato direto com o paciente de TEA e é considerado fundamental para o auxílio no tratamento das crianças. A Enfermagem tem sido extremamente importante para as equipes multidisciplinares formadas para casos de crianças com essa síndrome. Os pacientes que são acompanhados diretamente por Enfermeiros têm maior aceitação e percepção do problema e conseguem enfrentá-los de maneira mais positiva. Observou-se nas pesquisas realizadas, que é necessário uma ampliação da discussão sobre o tema e maiores investimentos por parte dos profissionais da área, bem como por parte dos gestores na implementação de ações que fomentem a participação do Enfermeiro nesse contexto de pacientes autistas, visando agregar valor e proporcionar aos pacientes acompanhamento e tratamento mais adequado e eficaz.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/314
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Fatima Anjos_0007142.pdf265.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.