Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/336
Title: Treinamento de força para terceira idade: revisão sistemática.
Authors: Resende, Lorena Cruz (Orientador)
Lima, Gabriel Costa
Olímpio, Aurilene da Costa Sobrinho
Keywords: Treinamento de força - idoso
Treinamento resistido - idoso
Saúde do idoso
Issue Date: 20-Feb-2020
Citation: LIMA, Gabriel Costa; OLÍMPIO, Aurilene da Costa Sobrinho. Treinamento de força para terceira idade: revisão sistemática. Orientador: Lorena Cruz Resende. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: ser humano ao chegar à terceira idade é acometido por infindáveis situações que o dificultam a manutenção de práticas saudáveis como exercícios físicos. Algumas dessas causas são o sedentarismo, a depressão, desgastes muscular e ósseo. O Treinamento de Força evidencia-se como uma estratégia eficaz e abrangente, no que se refere ao aumento da massa e força muscular, possibilitando maior autonomia funcional aos idosos. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão sistemática afim de identificar, descrever e analisar o efeito do treinamento de força na terceira idade. Metodologia: Para a realização desta revisão, foram pesquisadas referências atuais sobre o tema a ser abordado, sendo que as buscas foram feitas nas bases de dados BIREME, CAPES, LILACS E SCIELO. Resultados: Os resultados obtidos destacam principalmente a melhoria da capacidade funcional e autonomia adquirida pelos idosos. Conclusão: Importância do treinamento de força e de treinamentos combinados, para a funcionalidade e independência dos idosos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/336
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel_Costa_0004560_Aurilene_Costa_0005159.pdf386.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.