Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/342
Title: O karatê como proposta de exercício físico para a pessoa idosa: desenvolvimento da modalidade kata longevidade.
Authors: Maciel, Demerson Godinho (Orientador)
Lima, Luca Moura
Keywords: Saúde do idoso
Envelhecimento
Luta - karatê
Kata longevidade
Issue Date: 20-Feb-2020
Citation: LIMA, Luca Moura. O karatê como proposta de exercício físico para a pessoa idosa: desenvolvimento da modalidade kata longevidade. Orientador: Demerson Godinho Maciel. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: As lutas têm se demonstrado um fator a contribuir na manutenção ou melhoria das capacidades funcionais de idosos. Portanto, o objetivo desse trabalho é desenvolver uma nova modalidade, baseada no Karatê-Dō, adaptada à população idosa. O método adotado foi o de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, caráter exploratória e descritiva, o que possibilitou desenvolver e metodizar a modalidade Kata Longevidade, baseada em evidências científicas. Concluiu-se que a modalidade pode ser capaz de proporcionar benefícios tanto na manutenção quanto no aumento do nível das capacidades físicas e qualidade de vida da população idosa.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/342
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas_Moura_0004999.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.