Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/359
Title: Educação inclusiva no ensino superior: políticas públicas e o uso das tecnologias da informação e comunicação.
Authors: Cruz, Sérgio Ricardo de Freitas (Orientador)
Ventura, Cristiane Maria
Gonçalves, Luana Pires
Keywords: Ensino superior
Política pública - inclusão social
Tecnologia de informação - comunicação
Educação inclusiva
Issue Date: 1-Oct-2020
Citation: VENTURA, Cristiane Maria; GONÇALVES, Luana Pires. Educação inclusiva no ensino superior: políticas públicas e o uso das tecnologias da informação e comunicação. Orientador: Sérgio Ricardo de Freitas Cruz. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão de Educação Superior) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A Educação Inclusiva no ensino superior brasileiro tem sido tema de reflexão e discussão para educadores desde a década de noventa, ressaltando a necessidade de políticas públicas para a inserção de pessoas com deficiências no contexto educacional. O acesso é garantido por lei, todavia, a permanência é influenciada por diversos fatores, como a estrutura arquitetônica inadequada, a falta de capacitação docente e/ou uso inadequado das Tecnologias da Informação e Comunicação na promoção do conhecimento, aprendizagem e interação social. O objetivo deste estudo foi identificar a produção científica a cerca da evolução das políticas públicas direcionadas à Educação Inclusiva no ensino superior e verificar como as TIC´s podem contribuir para esse processo. Trata-se de uma revisão integrativa. Foram consideradas válidas para análise setenta referências, que permitiram constatar que cada aluno possui necessidades específicas que precisam ser consideradas para que os princípios de igualdade e justiça social sejam válidos, conforme determinam as políticas públicas vigentes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Especialização em Gestão de Educação Superior, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/359
Appears in Collections:Gestão da Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane Maria Ventura_0008474_Luana Pires Gonçalves_0007959.pdf519.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.