Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/405
Title: A aplicação do princípio da insignificância dos crimes contra a administração pública: divergência jurisprudencial entre os entendimentos firmados pelos Egrégios Tribunais, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.
Authors: Ricardo, Willian Andrade (Orientador)
Ferreira Júnior, Adacto Cavalcante
Keywords: Administração Pública - princípio da insignificância.
Superior Tribunal de Justiça
Supremo Tribunal Federal
Issue Date: 8-Dec-2020
Citation: FERREIRA JÚNIOR, Adacto Cavalcante. A aplicação do princípio da insignificância dos crimes contra a administração pública: divergência jurisprudencial entre os entendimentos firmados pelos Egrégios Tribunais, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. Orientador: Willian Andrade Ricardo. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo demonstrar a aplicabilidade do princípio da insignificância ou bagatela dos crimes contra a administração pública, que é um princípio implícito no Código Penal, onde a legislação penal não seria invocada em caso de condutas irrelevantes ou menos gravosas, devendo o direito penal atuar como ultima ratio. Para que um crime se enquadre no princípio da insignificância deverá atender a alguns requisitos previstos na doutrina, pois não tem previsão legal. Ao aplicar, temos um fator necessário de descaracterização material da pena. Outro sim é trazer ao judiciário os efeitos positivos e relevantes ao direito penal. O referente princípio não é aplicável segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, no entanto se aplica para a Suprema Corte Brasileira a depender do caso concreto. O fato que destaca é o afastamento da incidência da súmula 599 e aplicando o princípio da insignificância a um crime contra a administração pública recentemente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/405
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adacto Cavalcante Ferreira Júnior_0002611.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.