Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/410
Title: Direito ao esquecimento no ordenamento jurídico brasileiro: proteção da imagem, honra e integridade moral do ex-detento
Authors: Almeida, Jéssica Arianne Dias (Orientador)
Santos, Andryelly Lohany dos
Keywords: Direito - esquecimento
Ex-detento
Ressocialização
Issue Date: 10-Dec-2020
Citation: SANTOS, Andryelly Lohany dos. Direito ao esquecimento no ordenamento jurídico brasileiro: proteção da imagem, honra e integridade moral do ex-detento. Orientador: Jéssica Arianne Dias Almeida. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo avaliar como o ordenamento jurídico brasileiro busca através do direito ao esquecimento a proteção à imagem, à honra e à integridade do ex-detento no processo de ressocialização. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica e exploratória, visando como fonte legislação, doutrina, jurisprudência, artigos científicos, revistas jurídicas e afins. A discussão permitiu conhecer como a Constituição Federal de 1988, por meio de um princípio geral, qual seja, a dignidade da pessoa humana, sobrepõe qualquer outro princípio, servindo acima de tudo, propor defesa ao direito da personalidade, a privacidade, a honra e a integridade do ex-detento, que tem como finalidade a ressocialização após cumprir sua dívida com a justiça e a sociedade. Portanto, o estudo conclui que, o direito ao esquecimento assegura à proteção, mesmo que haja confronto entre ele e o direito fundamental da liberdade de expressão e informação, pois o primeiro sobrepõe o segundo, quando comprovado que as informações vêm causando tanto ao ex-detento quanto a sua família, sofrimento e angústia com a exposição dos fatos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/410
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andryelly Lohany dos Santos_0003480.pdf746.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.