Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/443
Title: A Lei Antiterrorismo: a luta contra o terrorismo e a restrição de direitos fundamentais.
Authors: Coelho, Sérgio Murillo Miranda (Orientador)
Sousa, Michael Douglas Santos de
Keywords: Lei - Antiterrorismo
Terrorismo
Manifestação - social
Issue Date: 4-Jan-2021
Citation: SOUSA, Michael Douglas Santos de. A Lei Antiterrorismo: a luta contra o terrorismo e a restrição de direitos fundamentais. Orientador: Sérgio Murillo Miranda Coelho. 2020. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar os contextos histórico, social e político que causam o receio de uma possível criminalização dos movimentos sociais por meio de lei de combate ao terrorismo, analisando se tal receio tem sentido na atualidade diante da Lei Antiterrorismo de 2016. Inicialmente, são apresentados os conceitos que envolvem as principais abordagens feitas na pesquisa, seguidos de uma análise legal e doutrinária de normas envolvidas, juntamente com o Direito Comparado concernente ao combate do terrorismo. Por último, faz-se uma análise crítica da história política que envolve a ideia de repressão aos movimentos sociais no Brasil, apresentando a teoria do Direito Penal do Inimigo de Günther Jakobs, assim como os estudos de Anthony W. Pereira sobre o nível de institucionalização do autoritarismo no Brasil em comparação a outros países latinos. Para esta pesquisa, juristas como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Marcelo Novelino, André Estefam, Cleber Masson, Eugênio Pacceli e Guilherme de Souza Nucci foram consultados, além de especialistas, como Antoine Sottile, Bruce Hoffman e Ricardo dos Santos Poletto. Os resultados da pesquisa são inconclusivos, visto que o histórico repressivo brasileiro leva a um entendimento, enquanto ficam ausentes seus indícios concretos na atualidade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/443
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michael Douglas Santos de Sousa_0003667.pdf721.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.