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dc.contributor.advisorCoelho, Sérgio Murillo Miranda (Orientador)-
dc.contributor.authorAzevedo, Matheus Oliveira de-
dc.date.accessioned2021-01-04T18:54:42Z-
dc.date.available2021-01-04T18:54:42Z-
dc.date.issued2021-01-04-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Matheus Oliveira de. A complexidade na definição do modelo de ministração de ensino religioso na sociedade brasileira ante a pluralidade dogmática e a laicidade do Estado. Orientador: Sérgio Murillo Miranda Coelho. 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/444-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, o tema Estado laico é constantemente discutido. Uma das grandes discussões tem fundamento no tema ensino religioso. O motivo da celeuma encontra-se na seguinte questão: qual modelo de ministração de ensino religioso? O Estado que se declara laico pode oferecer esse ensino aos seus cidadãos, sem ferir referida cláusula constitucional de separação Estado-Religião? Sem ferir o princípio da igualdade? E, por fim, sem ofender o objetivo de assegurar uma sociedade pluralista e sem preconceitos? Desde 1934, quando mencionou-se, pela primeira vez em uma Constituição, o modelo de ensino religioso confessional (específico), os doutrinadores e legisladores discutem sobre qual melhor modelo de ministração de ensino religioso, buscando uma resposta satisfatória para essa questão. Atualmente, o ensino religioso, além de ser disciplinado pela Constituição de 1988, também o é pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Pela previsão constitucional e lei infraconstitucional. Sabe-se que o ensino religioso deve ser ministrado nos horários normais das escolas de ensino fundamental, com matrícula facultativa. Não sendo expresso, deve ser ministrado na forma ecumênica (geral) ou confessional. Nem o mais obtuso dos homens pode negar o valor que o ensino religioso possui, uma vez que ele reflete diretamente na formação do caráter do homem, isto é, a educação religiosa fornece princípios e fundamentos à consciência do indivíduo. Nos dias atuais, no Brasil, vivemos sob a égide da Constituição de 1988, na qual o direito à liberdade religiosa ganhou status jamais visto, sendo previsto como direito fundamental. O direito à liberdade religiosa, por ser um direito fundamental, possui duas dimensões: uma positiva e outra negativa. Na dimensão positiva, exige-se do Estado uma atuação eficiente na garantia do direito à liberdade religiosa; doutro lado, na dimensão negativa, exige-se do Estado uma omissão, quando a sua ação resultar no cerceamento do citado direito. Não obstante, o direito à liberdade religiosa é considerado um direito complexo, no qual tem como uma de suas ramificações o direito de receber ou não receber o ensino religioso. Assim sendo, não se sabe qual o melhor modelo de ministração de ensino religioso, se ecumênico ou confessional. Não se sabe qual atende com mais eficiência as dimensões positiva e negativa do direito à liberdade religiosa e as implicações na quebra da laicidade estatal. Portanto, o objetivo da presente monografia é, após um estudo da laicidade Estatal bem como do direito fundamental à liberdade religiosa, definir qual o modelo de ensino religioso atende com mais eficiência o direito à liberdade religiosa e não atenta contra a laicidade estatal: o ensino religioso confessional ou ecumênico.pt_BR
dc.subjectEstado - laicopt_BR
dc.subjectDireito - fundamentalpt_BR
dc.subjectLiberdade - religiosapt_BR
dc.titleA complexidade na definição do modelo de ministração de ensino religioso na sociedade brasileira ante a pluralidade dogmática e a laicidade do Estado.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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