Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/502
Title: Enxerto autógeno nas reabilitações com implante.
Authors: Izidro, Antonio Eduardo Ribeiro (Orientador)
Simão, Débora Malta
Keywords: Odontologia - exerto
Enxerto - autógeno
Enxerto - eficácia
Issue Date: 22-Feb-2021
Citation: SIMÃO, Débora Malta. Enxerto autógeno nas reabilitações com implante. Orientador: Antônio Eduardo Ribeiro Izidro. 2020. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A realização de implantes osseointegrados muitas vezes depende da colocação de enxerto ósseo, para reparar, substituir, aumentar e/ou melhorar a qualidade da cortical óssea remanescente ou totalmente perdida. O enxerto ósseo pode ser autógeno, alógeno ou xenógeno, em conformidade com a origem do material. O objetivo do presente estudo foi avaliar e revisar a literatura sobre a eficácia do enxerto autógeno e suas características na reabilitação com implantes. Em termos metodológicos, apresentou-se um estudo descritivo e analítico, com base em revisões bibliográficas, pesquisas científicas e estudos de casos clínicos, disponíveis em bases de dados como Pubmed, Lilacs, Fundecto, dentre outras, em língua portuguesa e inglesa. A busca por material de pesquisa resultou na seleção de 8 artigos, que foram utilizados na discussão do tema e também no referencial teórico. Os artigos abordaram os três tipos de enxertos, em termos de eficácia, com ênfase para o enxerto autógeno. Após a análise dos artigos, concluiu-se que existe consenso entre os autores que enxerto ósseo autógeno ainda é o “padrão ouro”, pois se comparado aos outros enxertos citados neste estudo, apresenta um conjunto de propriedades histológicas que até então não foram observadas em outros tipos de enxertos e que são essenciais para a neoformação efetiva em defeitos ósseos, principalmente quando se trata de recuperação óssea para colocação de futuros implantes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/502
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Débora Malta Simão_0001427_parcial.pdf108.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.