Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/513
Title: Deglutição atípica na relação ortodontia e fonoaudiologia.
Authors: Curado, Marcelo de Morais (Orientador)
Silva, Daiana Pereira da
Keywords: Deglutição - atípica
Terapia - miofuncional
Tratamento - ortodôntico
Issue Date: 25-Feb-2021
Citation: SILVA, Daiana Pereira da. Deglutição atípica na relação ortodontia e fonoaudiologia. Orientador: Marcelo de Morais Curado. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A deglutição é uma função essencial para a vida e encontra um ponto de maturidade fisiológica passando de forma infantil até à da idade adulta. É também um mecanismo muito importante na funcionalidade de outros órgãos e sistemas já que uma deglutição adequada permite que estes operarem de forma eficiente. A deglutição atípica é um problema complexo que apesar de ser estudado por décadas, está sujeito a discussão sobre os aspectos etiológicos e terapêuticos. A disfunção durante a deglutição e os hábitos viciosos infantis podem ser causa ou consequência de alterações ao aparelho estomatognático. A persistência de uma das duas condições poderia afetar ou impedir o sucesso da terapia ortodôntica e causar recidivas ao longo do tempo. O diagnóstico precoce melhora significativamente o prognóstico, permitindo alcançar resultados melhores e mais estáveis. O plano terapêutico deve necessariamente levar em conta as características individuais de cada paciente: os hábitos viciosos, a postura da cabeça e do corpo, o grau de colaboração do paciente e da família. É indispensável um relacionamento de confiança com o paciente e sua família, a colaboração de mais especialistas e a temporização correta dos tratamentos. Fica claro a importância de ter em mente que a deglutição atípica é uma doença multifatorial e, portanto, deve ser tratada com uma abordagem e um tratamento multidisciplinar, através de uma estreita cooperação entre cirurgião dentista e fonoaudiólogo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/513
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daiana Pereira da Silva_0004986_parcial.pdf462.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.