Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/515
Title: Uso da técnica Baby Led Weaning (BLW) na mastigação infantil.
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Affonso, Débora Meireles
Keywords: Odontopediatria
Nutrição - infantil
Comportamento - alimentar
Issue Date: 25-Feb-2021
Citation: AFFONSO, Débora Meireles. Uso da técnica Baby Led Weaning (BLW) na mastigação infantil. Orientador: Leticia Diniz Santos Vieira. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Baby Led Weaning (BLW) também conhecido como desmame liderado pelo bebê descreve o período em que ocorre uma redução da amamentação enquanto a criança é introduzida á alimentos sólidos. É um método de introdução alimentar que inicia aos seis meses, que é a idade de prontidão do desenvolvimento dos bebês ao controlar o processo de desmame, escolhendo o seu ritmo de introdução, a auto alimentação com as mãos, variedades de texturas e sabores resultando em maior consumo de alimentos saudáveis e sua capacidade de resposta ao apetite e saciedade evitando a forçá-los a comer. O objetivo desta revisão de literatura e examinar as evidências científicas atuais sobre o desmame liderado por bebês, e suas vantagens e desvantagens na introdução alimentar BLW. Conclui-se que as vantagens da BLW são as habilidades orais e motoras desenvolvidas, participação do bebê nas refeições em família, maior aceitação de alimentos saudáveis e a prevenção da obesidade e as desvantagens demostram que o BLW não é adequado para bebês com atraso no desenvolvimento/prematuro e a falta de adequação de nutrientes como ferro, energia e o risco de asfixia. As recomendações BLISS (Baby Led Introductionon to Solids) garantem a maior segurança na introdução alimentar liderada pelo bebê.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/515
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Debora Meireles Affonso_0004572_parcial.pdf185.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.