Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/521
Title: A constante evolução e mudança de paradigma do bruxismo.
Authors: Silveira, Arthur da Silva da (Orientador)
Machado, João Victor Cúrcio
Keywords: Bruxismo - sono
Bruxismo - sistema nervoso
Bruxismo - Tratamento
Issue Date: 25-Feb-2021
Citation: MACHADO, João Victor Cúrcio. A constante evolução e mudança de paradigma do bruxismo. Orientador: Arthur da Silva da Silveira. 2020. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O bruxismo é um problema enigmático e, apesar da quantidade considerável de estudos, são necessários muitos outros para a elucidação de seus fatores etiológicos, formas eficientes de diagnósticos e alternativas de tratamento/minimização de danos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura para esclarecer de forma clara e sucinta o diagnóstico, classificação, etiologia e o tratamento do Bruxismo do Sono e Bruxismo de Vigília, de modo a identificar indicações claras de manejo e as diferentes terapias a serem consideradas. A partir da base de dados PubMed, LILACS e Biblioteca Virtual Scielo, foram selecionados artigos de pesquisa e de revisão de literatura sobre o assunto, utilizando os termos bruxismo, bruxismo do sono, bruxismo de vigília, bruxismo e sistema nervoso, e tratamento do bruxismo. Acredita-se que em grande parte dos casos, nas fases iniciais de desenvolvimento, o bruxismo seja um processo fisiológico do organismo, muitas vezes benéfico, estimulando o crescimento articular, e contribuindo para o equilíbrio psicológico. O tratamento ainda é vago e nenhuma terapia tem sua eficácia comprovada, porém, o mesmo pode ser gerenciado de forma a combater fatores de risco e gatilhos. Dessa forma, tendo em vista todos os estudos realizados, é de fundamental importância, na grande maioria dos casos, uma equipe multidisciplinar para o tratamento do Bruxismo, no qual os fatores psicossociais e sua relação com a etiologia não devem ser negligenciados quando se diz respeito ao tratamento do indivíduo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/521
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Victor Cúrcio Machado_0011566_parcial.pdf7.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.