Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/523
Title: Aspectos bucais na pessoa idosa: das alterações fisiológicas às patologias mais prevalentes.
Authors: Gomes, Raquel Ribeiro (Orientador)
Pena, Juliana Milhomem
Keywords: Odontogeriatria
Patologia - oral
Saúde bucal
Issue Date: 25-Feb-2021
Citation: PENA, Juliana Milhomem. Aspectos bucais na pessoa idosa: das alterações fisiológicas às patologias mais prevalentes. Orientador: Raquel Ribeiro Gomes. 2020. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Envelhecer bem é uma meta a ser promovida pelos profissionais de saúde, uma vez que o organismo passa por alterações fisiológicas e patológicas com o envelhecimento. Estas alterações também se refletem nos aspectos bucais. O objetivo deste trabalho é descrever os aspectos bucais do idoso com base em uma revisão da literatura. Os aspectos descritos são as alterações da mucosa bucal, da língua, dos tecidos dentários e a redução do fluxo salivar. Dentre as patologias, a doença periodontal e a cárie são frequentes e as principais responsáveis pela perda dentária. A xerostomia e as lesões bucais também são comuns e relevantes no idoso. É necessário o acompanhamento odontológico voltado para as necessidades especificas dessa população. Cabe ao cirurgião dentista conhecer as alterações fisiológicas e patológicas próprias do envelhecimento para oferecer um atendimento de qualidade à população idosa.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/523
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Milhomem Pena_0005166_parcial.pdf467.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.