Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/529
Title: Mucosite oral em pacientes transplantados de medula óssea.
Authors: Carvalho, Claudia Cristiane Baiseredo de (Orientador)
Pereira, Maiara Lemes
Keywords: Mucosite - oral
Medula óssea - transplante
Laserterapia
Issue Date: 17-Mar-2021
Citation: PEREIRA, Maiara Lemes. Mucosite oral em pacientes transplantados de medula óssea. Orientador: Claudia Cristiane Baiseredo de Carvalho. 2020. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Há muito tempo já se sabe a importância de se ter o cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar. Com o avanço das tecnologias e dos estudos na área oncológica, observa-se o aumento da sobrevida dos pacientes que estão realizando a quimioterapia, radioterapia ou ambas. Isso se deve também a integração do dentista à equipe multidisciplinar, nesse caso, à equipe oncológica. A melhora na qualidade de vida desses pacientes colabora para o sucesso do tratamento. A mucosite é uma das principais complicações causadas pelo transplante de medula óssea, e é um dos fatores prejudiciais no sucesso da terapia oncológica pelas lesões causadas na cavidade oral. E o uso da laserterapia vem demonstrando ser uma excelente forma de tratamento para esses pacientes. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de literatura por meio da base de dados PubMed, SciELO e Cochrane utilizando os descritores “oral mucositis”, “ Bone Marrow Transplant” e “Laser Therapy”. O levantamento limitou-se aos artigos publicados nos idiomas Português e Inglês entre 2005 e 2020.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/529
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maiara Lemes Pereira_0004535_parcial.pdf471.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.