Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/577
Title: Particularidades anestésicas do cão geriátrico.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Santos, Fernanda Franco dos
Keywords: Canino - idoso
Multimodal
Anestesia - local
Issue Date: 23-Mar-2021
Citation: SANTOS, Fernanda Franco dos. Particularidades anestésicas do cão geriátrico. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2020. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A anestesia em pacientes geriátricos cresce a cada dia e geralmente está associada a doenças que acompanham o processo de envelhecimento. Ocorre alteração das funções anatômicas e fisiológicas, como parâmetros fisiológicos, função cardíaca, respiratória, renal e hepática. Essas mudanças podem alterar a farmacocinética e farmacodinâmica dos fármacos anestésicos. O presente trabalho tem por objetivo pontuar através da revisão de literatura as alterações fisiológicas nos diversos sistemas, a influência dessas alterações sob os fármacos, quais são mais adequados e quais devem ser evitados. A pesquisa foi realizada através das bases de dados: ELSEVIER, SCIELO, VAA Journal, Pubmed, google acadêmico e livros da área. Utilizando diversas palavras chaves, como: anestesia, idoso, farmacocinética, anestesia local, termorregulação, geriátrico, bloqueios. Através disso foi possível abordar as particularidades, os fármacos que são mais utilizados, quais apresentam uma maior segurança em relação a outros e as recomendações para uso no paciente geriátrico. Devido a essas considerações, o anestesista deve ter conhecimento das particularidades fisiológicas do paciente, visando uma anestesia segura e de qualidade. É possível concluir que não existe um fármaco anestésico ideal, o profissional deve escolher aquele que for mais indicado para o paciente e o procedimento que será realizado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/577
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Franco dos Santos_0005169_parcial.pdf167.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.