Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/583
Title: Tratamento de hidrocefalia adquirida em um canino: relato de caso.
Authors: Volkweis, Fabiana Sperd (Orientador)
Amaral, Isabela Barros
Keywords: Distensão - ventricular
Neurologia
Cão - epilepsia
Issue Date: 23-Mar-2021
Citation: AMARAL, Isabela Barros. Tratamento de hidrocefalia adquirida em um canino: relato de caso. Orientador: Fabiana Sperb Volkweis. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A hidrocefalia é definida como uma distensão ventricular cerebral relacionada com a passagem inadequada do líquido cefalorraquidiano (LCR), podendo ser congênita ou adquirida. A forma adquirida é menos comum e decorrente de outras doenças como por abscessos, neoplasia, trauma, inflamação ou hemorragia. Possui sinais clínicos neurológicos variáveis, como abaulamento do crânio, andar em círculos, nistagmos e cegueira. Para o diagnóstico, são feitos exames complementares como ultrassom e radiografia de crânio, mas para o diagnóstico preciso é realizado a tomografia computadoriza ou a ressonância magnética. O tratamento pode ser cirúrgico ou medicamentoso. A cirurgia é realizada na hidrocefalia congênita ou quando não foi identificada a causa primária, geralmente através do uso de shunt. Relata-se um caso de um cão, shih tzu, de 8 anos de idade, macho, que foi atendido com histórico de falta de ar e epilepsia. Após realizar o exame tomográfico foi detectado hidrocefalia assimétrica, não comunicante com calcificações no parênquima cerebral, podendo estar relacionado a síndrome de Fahr associada com hipoparatireoidismo. Porém, nos testes hormonais foi detectado o hipotireoidismo. Para o tratamento foi instituído o uso de diuréticos (manitol), corticosteroides (prednisolona), omeprazol e fenobarbital. O paciente permanece sendo tratado e estável, obtendo-se sucesso no tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/583
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabela Barros Amaral_0004640_parcial.pdf247.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.